A consultoria em alimentação tem como objetivo a assistência às empresas no ramo de alimentos pela qual, a partir de visitas técnicas, é desenvolvido um trabalho diagnóstico. Esta fase cursa com a identificação de pontos a serem trabalhados na solução de problemas de naturezas diversas, segundo as necessidades do cliente e mediante adequa
A consultoria em alimentação tem como objetivo a assistência às empresas no ramo de alimentos pela qual, a partir de visitas técnicas, é desenvolvido um trabalho diagnóstico. Esta fase cursa com a identificação de pontos a serem trabalhados na solução de problemas de naturezas diversas, segundo as necessidades do cliente e mediante adequações às legislações específicas.
Na assessoria em alimentação, os serviços propostos são implementados e acompanhados. São realizados os controles das atividades que envolvem o processo no cumprimento às obrigações previstas nas legislações de alimentos.
O Manual de Boas Práticas (MBP) é um documento obrigatório em todo território nacional, para todos os estabelecimentos que comercializam alimentos e bebidas (Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004). O objetivo do MBP é descrever todos os procedimentos que devem ser observados para garantir a qualidade higiênico sanitária do alime
O Manual de Boas Práticas (MBP) é um documento obrigatório em todo território nacional, para todos os estabelecimentos que comercializam alimentos e bebidas (Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004). O objetivo do MBP é descrever todos os procedimentos que devem ser observados para garantir a qualidade higiênico sanitária do alimento pronto para o consumo.
Este importante documento é único, exclusivo e intransferível para cada empresa e nele consta a realidade de cada unidade. É um retrato fiel de todas as operações, equipamentos, utensílios, etapas, capacitações, estrutura física e procedimentos realizados na Unidade de Alimentação e Nutrição.
Na construção deste material, ocorre a identificação de não conformidades, avaliação de riscos em cada etapa dos processos, recomendações de ações corretivas e preventivas, construção de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), instruções de trabalho (Its); planilhas e formulários para atender às especificidades de cada empresa.
A Ficha Técnica de Preparo (FTP) é um valioso instrumento de padronização de preparações (sabor e visual). Proporciona elementos que facilitam o planejamento de cardápios e a movimentação do estoque; o controle de custos e avaliação dos preços de venda.
Com a FTP é possível estabelecer limites para desperdícios (fatores de correção) e det
A Ficha Técnica de Preparo (FTP) é um valioso instrumento de padronização de preparações (sabor e visual). Proporciona elementos que facilitam o planejamento de cardápios e a movimentação do estoque; o controle de custos e avaliação dos preços de venda.
Com a FTP é possível estabelecer limites para desperdícios (fatores de correção) e determinantes relacionados ao rendimento das preparações (fator de cocção), já que traz informações sobre cada preparação como os ingredientes, o modo de preparo, a padronização de pesos e medidas das porções, fotos e informações nutricionais (calorias, carboidratos, proteínas e lipídeos), dentre outros.
Para a produção de alimentos seguros, com qualidade higiênico sanitária garantida, é necessário que toda equipe esteja devidamente comprometida e capacitada ao exercício de suas atividades laborais. O treinamento realizado pela Prisma objetiva o aperfeiçoamento das habilidades dos colaboradores por meio de recursos instrucionais adaptados
Para a produção de alimentos seguros, com qualidade higiênico sanitária garantida, é necessário que toda equipe esteja devidamente comprometida e capacitada ao exercício de suas atividades laborais. O treinamento realizado pela Prisma objetiva o aperfeiçoamento das habilidades dos colaboradores por meio de recursos instrucionais adaptados ao público-alvo.
Devido à nossa experiência no ensino, pesquisa e extensão, oferecemos métodos personalizados; um diferencial quando o assunto é treinamento. É apresentado, previamente, um programa de treinamento com os temas sugeridos para atender à realidade de cada empresa contratante.
Os temas são abrangentes e vão desde as boas práticas na fabricação de alimentos até recepção de gêneros, armazenamento, manipulação, higiene pessoal, ambiental e distribuição. Também são tratados aspectos comportamentais e integrativos. Todos os treinamentos são registrados e há a emissão de certificados de participação com uma síntese do conteúdo abordado e total da carga horária contemplada.
O relatório técnico é um documento confeccionado a partir de informações coletadas na(s) visita(s) técnica(s) e visa a apresentação e análise de dados, o estabelecimento de prioridades e o planejamento de estratégias para a implementação de melhorias, incluindo os procedimentos metodológicos e atividades a serem realizadas para o alcance dos objetivos.
O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas está regulamentado no Brasil desde 2001 e, a partir de então, passou por algumas alterações no intuito de melhor atender aos consumidores quanto à composição do alimentos, favorecendo escolhas que promovam o consumo de uma dieta mais equilibrada
O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas está regulamentado no Brasil desde 2001 e, a partir de então, passou por algumas alterações no intuito de melhor atender aos consumidores quanto à composição do alimentos, favorecendo escolhas que promovam o consumo de uma dieta mais equilibrada e saudável, bem como para a redução do risco de doenças crônicas.
A última atualização data de 7 de outubro de 2020 e traz como principal inovação a rotulagem nutricional frontal e um símbolo informativo na parte da frente do produto. A ideia é esclarecer o consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.
A tabela passará a ter apenas letras pretas e fundo branco. Será obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionais, a declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml e o número de porções por embalagem. Além disso, a tabela deverá ficar, em regra, próxima da lista de ingredientes e em superfície contínua, não sendo aceitas quebras, exceto para produtos pequenos (área de rotulagem inferior a 100 cm²).
Existe um prazo máximo de adequação, então, não deixe para última hora. Nós, da Prisma, estamos prontos para ajudar a sua empresa a entrar em conformidade com as novas recomendações.
A experiência profissional de mais de 20 anos das sócias-proprietárias à frente de empresas dos mais diversos nichos da alimentação coletiva, gerou subsídios para que compartilhem suas vivências e auxiliem na imersão de processos administrativos que fazem parte da gestão de empresas no ramo de alimentos, na integralidade.
Temos expertise
A experiência profissional de mais de 20 anos das sócias-proprietárias à frente de empresas dos mais diversos nichos da alimentação coletiva, gerou subsídios para que compartilhem suas vivências e auxiliem na imersão de processos administrativos que fazem parte da gestão de empresas no ramo de alimentos, na integralidade.
Temos expertise para, sob nosso prisma, contribuir para a solução de problemas de diferentes vertentes e, para isso, oferecemos cursos onde temos plantões de dúvidas, com a possibilidade de mentorias individuais, mediante agendamento.
A PRISMA oferece palestras para empresas e escolas nas áreas de Alimentação e Nutrição.